As condições de trabalho deficientes no que respeita à qualidade do ar interior podem ser a causa de diversos problemas de saúde.
Agentes de contaminação mais usuais podem ter origem no próprio edifício ou no ambiente exterior que o rodeia.
Se houver um elevado nível de alguns agentes contaminantes, problemas de saúde relacionados com a Qualidade do Ar Interior vão certamente aparecer.
Estes problemas, estão normalmente associados a deficiências ao nível do sistema de AVAC (projecto e/ou manutenção), ocupação humana excessiva dos espaços de trabalho, libertação de contaminantes dos materiais e dos equipamentos de trabalho, fumo de tabaco, contaminação microbiológica, que pode ter origem nas inadequadas condições de temperatura e humidade, para além de outros factores e poluentes exteriores.
Fazendo a inspecção aos sistemas AVAC pretende-se que eles assegurem uma boa qualidade do ar interior, sem riscos para a saúde e proporcionando conforto ambiente e um consequente aumento da produtividade.
A avaliação do estado e funcionamento dos sistemas AVAC:
Alguns dos principais sintomas resultantes da má qualidade do ar interior são:
Dores de cabeça, Níveis de fadiga pouco usuais, Irritação dos olhos ou da pele, Congestão nasal, Vias respiratórias secas ou irritadas, náuseas, etc. Como consequência directa destes problemas deparamo-nos com a diminuição da produtividade e com o aumento acentuado de absentismo nos locais de trabalho.
Arverde © 2008,
|